Bolos Cenográficos de EVA: Perguntas e Respostas

Bolos Fake, Cenográficos, ou Bolos Falsos: O que são e para que servem?

Hoje em dia é cada vez mais comum utilizar o bolo cenográfico, bolo fake ou bolo falso, no lugar dos bolos de verdade, nas mesas de bolo das festas. Isso porque as festas costumam durar bastante, e um bolo verdadeiro, confeitado, pode estragar se ficar exposto à temperatura ambiente, que muitas vezes pode ser alta. 

Além disso, um bolo confeitado ficaria exposto à poeira, sujeira, insetos, e até sujeito a acidentes... quem nunca esbarrou na mesa de bolo? E quando finalmente o bolo é servido, a chance de afetar a saúde das pessoas negativamente, principalmente das crianças, é grande.

Enquanto o bolo fake enfeita e traz brilho à mesa principal, o bolo verdadeiro fica devidamente armazenado, para ser servido em seu perfeito estado.

Outra vantagem do bolo fake é que ele pode ser decorado com qualquer idéia ou personagem, e pode ter quantos andares a imaginação mandar. E essa decoração, por mais detalhada que seja, sai muito mais barata que uma decoração equivalente em um bolo confeitado.

Em qualquer festa, evento ou comemoração, os bolos fake são a melhor opção, com o melhor custo-benefício.

Mas porque só vendemos bolos fake de EVA, e não trabalhamos com outros materiais?

Para melhor responder, vamos ver quais as diferenças entre eles:

Em que o bolo de EVA é melhor que o de outros materiais:

  • É mais barato, pois o material é mais barato, e economiza-se o trabalho de abrir a massa, e de colorir, que há com outros materiais. Além disso, por ser mais leve, o frete é mais barato.
  • É mais rápido de fazer, pois não há tempo de secagem.
  • Não fica suscetível a mudanças de cor, já que os pigmentos do plástico são muito mais resistentes do que os de corantes líquidos. E a cor é estabelecida antes do trabalho, não é necessário misturar corantes para se chegar a uma determinada cor, nem compensar o escurecimento das cores que acontece quando o material secam.
  • É muito mais leve, um bolo de 3 andares completo, todo decorado, pode pesar apenas 200 gramas. Isso colabora muito para a durabilidade do bolo, tanto no transporte até sua casa como de uma mesa para outra... se porventura ele cair, geralmente nada acontece com ele, por causa do pouco peso.
  • É muito mais durável, pois é imune a mofo, já que todos seus componentes são feitos de plásticos sintéticos, e pode ser lavado sem desbotar ou manchar. Além disso não racha quando exposto ao ar.
  • É muito mais resiliente a quebras, pois como o EVA é flexível, mesmo que alguém dobre a mão de um bonequinho ou a pétala de uma flor, ela volta à sua posição original, sem ficar nenhuma marca... ao contrário de outros materiais.

E em que o bolo de outros materiais é melhor que o de EVA?

  • A única desvantagem do EVA é que ao fazer detalhes, o artesão não tem total sobre a espessura do EVA, então detalhes menores que 0,5 milímetros ficam melhores quando feitos com outros materiais, que são uma massa, que pode ser modelada com mais liberdade. Claro que, para fazer detalhes de tamanho menor ou igual a um milímetro com massa, estamos falando de alguém que realmente saiba trabalhar com esse material. Todavia, como esses detalhes costumam ser vistos apenas se observados a menos de 20 centímetros, isso acaba não afetando a decoração da festa.

Então porque há muitos bolos de outros materiais na internet?

  • O único motivo que tem a ver com o produto, é a já citada possibilidade de fazer coisas minúsculas, isso se o artesão tiver essa habilidade.
  • Mas quem opta por trabalhar com outros materiais, geralmente o faz porque tem mais facilidade com essa técnica, por já estar acostumado.
  • Além da familiaridade com a técnica, os valores dos bolos que se compram ou alugam na internet geralmente são de 70 a 100 % maiores que os valores dos bolos de EVA, principalmente por causa do trabalho que dá fazer... então, já que o mercado cobra caro por esses bolos, um artesão que esteja acostumado a trabalhar com outros materiais, com certeza fará bolos que poderá vender por 400 reais.

Afinal qual material compensa utilizar?

  • Isso, só você poderá decidir, mas nosso papel é trazer aqui as informações para que você tenha os elementos para tomar a melhor decisão.
  • Todavia, se formos analisar o custo-benefício, o EVA ganha disparado, pois é muito mais barato, durável, etc. do que outros materiais, e isso o torna ótimo tanto para quem vai decorar sua própria festa, quanto quem vai utilizar o bolo para locação.

Perguntas frequentes sobre o bolo de EVA, que respondemos aqui para você:

  • Não fica feio, com rebarbas, enrugado, marcas de cola?
    • Bem, sem querer falar mal da concorrência, mas uma coisa podemos garantir: A artesã que faz o produto é a pessoa mais perfeccionista que conhecemos, portanto podemos garantir que nossos produtos, inclusive os bolos fake, são os melhores do mercado. Todos os feedbacks que recebemos de nossos clientes dizem, em resumo, que os bolos são perfeitos, que parecem de pasta americana, que nunca viram uma qualidade igual, etc.
  • Não pega fogo? Como fazer para colocar a vela?
    • Os bolos em que pode ser colocada vela, ou seja aqueles sem topo (sem enfeite na parte superior, como bonequinhos, etc.), levam uma pequena base de acrílico transparente onde pode ser colocada a vela.
    • Não podem ser utilizadas velas tipo Estrela de Prata, aquelas que soltam faíscas, porque as faíscas caem no EVA e provocam pequenos buraquinhos. Mas, o EVA não pega fogo numa situação dessas, apenas o bolo fica avariado. Para fazer o EVA pegar fogo, é necessário encostar uma chama viva, como um isqueiro, e ficar encostando a chama por aproximadamente 5 segundos, para que efetivamente pegue fogo... Lembrando que o restante da decoração da mesa, como papel crepom, fitas, painel, pegam fogo muito mais facilmente.
  • E se meu bolo se sujar? Se alguém derramar refrigerante, por exemplo?
    • É só lavar com água morna e sabão neutro, se necessário passando o lado macio de uma esponja, sem é claro mergulhar o bolo todo na água... fica limpo como novo.
  • Posso montar um bolo semi-fake?
    • Claro, para esses casos geralmente fazemos um bolo de dois andares, menores, sendo que o andar de baixo, o maior, é feito de bolo confeitado, e os dois menores ficam sobre ele somente até o momento de servir. 
    • Para esses casos, não fazemos o bolo real, apenas os andares cenográficos.

Tem mais alguma pergunta? Fique a vontade para nos questionar, por qualquer de nossos canais: WatsApp, Email, Telefone, que teremos o maior prazer em atendê-lo(a).

 

Sobre a loja

A melhor loja virtual para comprar bolos fake, bolos cenográficos, bonecos de feltro, artesanato de EVA e decoração para festas. Temos os melhores produtos artesanais do mercado, e o melhor atendimento também.

Pague com
  • PayPal
  • MercadoPago
  • PagSeguro
  • Pagamento na entrega
Selos

Alessandra de Oliveira - CPF: 403.820.648-36 © Todos os direitos reservados. 2017